Aula especial em agradecimento aos 50 mil inscritos do canal. Aprenda a tocar um ritmo incrível no violão que o grande artista Gilberto Gil utiliza em suas músicas.

O grande artista Gilberto Gil utiliza uma variação inscrivel do ritmo baião no violão e nesta aula você poderá aprender como tocar a música Expresso 2222.

Variação de baião utilizada pelo Gilberto Gil na música Expresso 2222

Como treinar

Primeiro é aconselhável treinar uma variação mais simplificada e fazer os treinos com as contagens sugeridas em semicolcheias. Lembre-se que as hastes das notas na paritura nos dizem como dividir a técnica da mão direita em duas partes. 

Notas com hastes viradas para cima são mais agudas. Portanto, os dedos da mão direita responsáveis para dedilhar as cordas são: i, m e a. 

Notas com as hastes viradas para baixo são as notas mais graves. Portanto, o polegar deverá dedilhar as notas dos baixos dos acordes.

Variação simples e contagem para treino

Variação completa utilizada na música Expresso 2222 

Cifra – Expresso 2222 – Gilberto Gil

Tonalidade de Bb

Acordes utilizados

Observações:

Para deixar a cifra mais “limpa” alguns acordes como Bb/F, Ab/Eb e Eb/G foram omitidos de alguns versos. O proprio compositor trabalha a harmonia desta música de forma mais livre variando os baixos dos acordes de Bb, Ab e Eb em alguns versos sem um padrão específico. 

Cabe ao interprete fazer as melhores escolhas harmônicas seguindo como base algumas das várias interpretações do próprio Gilberto Gil.

Como referência para esta aula utilizei um vídeo do próprio Gilberto Gil explicando esta música. Veja o vídeo e tire suas próprias comclusões de como utilizar as inversões dos baixos nos acordes.

Gilberto Gil ensino a música Expresso 2222

Obrigado a todos e bons treinos.

Deixe uma resposta