Muitas pessoas tem problemas para tocar ritmos no violão porque acabam não usando o ouvido para escutar o som que o ritmo produz no arranjo da música. Se você já tentou tirar músicas no violão pelo site cifraclub, ou cifras.com e sempre se confundiu inteiro com aquelas setas para tocar o ritmo, essa aula foi planejada especialmente para você.

Nesta aula eu dou um exemplo prático com um ritmo muito popular no violão, talvez o mais tocado de todos os tempos!

Siga o resumo da aula logo abaixo, garanto que com pouco tempo de uso dessa técnica você ficará fera em acompanhamentos no violão.

Importante é o processo, escute várias e várias vezes o mesmo ritmo para que você não tenha dúvidas. O processo de tirar ritmos de ouvido precisa de contato regular com o som para aplicar esses pequenos 4 passos:

1 – Decore o som do ritmo e cante-o com uma sílaba neutra: tá tá tá…

2 – Percuta o ritmo no corpo do violão com a mão direita, palmas, ou um instrumento de percussão, etc…

3 – Transforme as cordas do seu violão num instrumento de percussão. Abafe as cordas e realize o ritmo com qualquer técnica da mão direita

4 – Aprenda o movimento pelas \”setas\” com a técnica indicada pelo professor.

obs: as setas de ritmos geralmente são colocadas para facilitar o aprendizado do ritmo e estão ordenadas pelo movimento natural do sobe e desce do braço direito enquanto fazemos um ritmo. Mas lembre-se! Pegar o movimento correto é sempre o último passo nesse caso.

Se conseguiu aplicar essas dicas com o ritmo da aula deixe o seu comentário aqui e compartilhe esse artigo com algum amigo músico!

Obrigado e até a próxima aula.

Baixe gratuitamente os materiais em pdfs  do site haroldoribeiro.com!

Deixe uma resposta