Qual é o seu nível de habilidade no violão ou na guitarra? Muitas pessoas tem dificuldades para evoluir no instrumento porque não sabem qual será o próximo passo.

Nesse vídeo apresento as ferramentas necessárias para definir em qual das cinco classificações de habilidades no instrumento você se encaixa. Também para cada classificação comento sobre os elementos que você deve buscar para aumentar o seu nível de habilidade musical. 

1 – Iniciante do ZERO TOTAL 

O que sabe: o iniciante do zero total é aquela pessoa que não consegue tocar nada, ou até sabe alguns acordes básicos mas não é capaz de tocar uma música por completo.

Objetivos: o iniciante do zero total deve procurar um curso, ou um professor que ensine o básico apenas para tocar algumas músicas sem se aprofundar muito em escalas, teoria e harmonia. O intuito é tocar de forma simples. 

2 – Iniciante experiente 

O que sabe: 
já consegue tocar umas dez músicas com acordes básicos, ou tocar melodias famosas de forma solada, sabe por volta de 20 modelos de acordes, alguns ritmos e conhece um pouco sobre teoria e música.

Objetivos: buscar um conhecimento musical. Procurar juntar a teoria musical com o que já consegue realizar e aprender algumas técnicas a mais para aumentar a habilidade motora no instrumento.

3 – Intermediário 

O que sabe: 
já tem um repertório extendido de músicas e consegue relacionar a teoria musical com o que está tocando. Consegue saber porque que os acordes são maiores, menores e com sétima. Conhece algumas escalas e consegue fazer alguns solos utilizando as escalas.

Objetivos: buscar a teoria musical aprofundada e saber como aplica-la no instrumento. Saber criar acordes sem precisar decorar modelos, aprofundar-se na harmonia música, aumentar o número de escalas, leitura musical e conhecer mais estilos de música.

4 – Intermediário experiente 

O que sabe:
 já sabe tocar violão, ou guitarra utilizando todo o conhecimento teórico na prática. Por exemplo: consegue transpor tonalidades, rearranjar músicas, tem o conhecimento de várias técnicas e um pouco de improvisação.

Objetivos: procurar cursos de especializações em estilos, teoria, harmonia e improvisação.

5 – Avançado

O que sabe: já desenvolveu, ou está desenvolvendo sua própria linguagem no instrumento com o conhecimento teórico e prático que adquiriu em toda sua jornada. Tem um conhecimento musical além da teoria, sabe sobre história da música e muitos estilos.

Objetivos: se especializar em estilos e nunca parar de estudar e praticar.

Você já se classificou?

Busque sempre mais conhecimento para aumentar sua habilidade. Não existe nenhuma contra recomendação na na aquisição de mais conhecimento. Praticar música e estudar cada vez mais trará a liberdade para você expressar as suas próprias ideias da melhor forma.

Obrigado e deixe seu comentário.  

Baixe gratuitamente os materiais em pdfs  do site haroldoribeiro.com!

Deixe uma resposta

Fechar Menu