Saiba o segredo que os profissionais usam para treinar violão sem perder tempo. Aprenda os 8 passos para treinar violão de maneira efetiva!

A aquisição da habilidade musical é muitas vezes subestimadas por iniciantes do violão. Aprender como tocar os acordes, ritmos e até saber um pouco de teoria musical é apenas o mínimo que os praticantes devem fazer para começar os treinos.

Dentro do meio profissional os músicos tem que saber todas as partes da música de memória antes de ir para um ensaio, ou no mínimo devem estar com de 80% da música “resolvida”.  Ensaio é para juntar as partes e também combinar articulações, volumes, equalizações. 

Aprender a música é uma tarefa caseira, individual e que exige disciplina. O ideal é estar com a música “na mão” para não ser expulso de um grupo de músicos.

Claro que os iniciantes não devem encarar uma responsabilidade dessas logo de início, mas porque também não aprender com os profissionais uma maneira efetiva de se treinar? Afinal, não é prazeroso tocar “meia música”! O acúmulo de sensações de não evolução é o primeiro fator que faz muitos desistirem do violão.

Todos são capazes! Só depende da prática correta baseada na disciplina e organização. Por isso, vamos listar aqui os oito passos para treinar violão sem perder tempo que você poderá colocar em sua rotina de prática a partir de hoje.

1º Passo:

Para qualquer dúvida com relação ao to que de uma música escute duas vezes mais ela para resolver o problema. 

Parecer ser um absurdo ter que falar assim, mas existe muitos iniciantes e até músicos mais experientes que simplesmente esquecem de escutar mais a música que estão treinando. Música é uma linguagem! Como na nossa língua portuguesa  não dá para aprender a falar uma palavra nova sem escutá-la várias vezes. 

Com a música não é diferente, cada música é como se fosse um conjunto de “palavras novas”. Portanto, se não escutá-las várias vezes prováveis erros de pronúncia serão cometidos, e para isso, não existe técnica no instrumento técnica milagrosa para se aplicar no instrumento. 

2º Passo: 

Preparar a técnica necessária para tocar a música. 
 
Separe cinco a dez minutos de exercícios técnicos que vão preparar os seus dedos para responderem melhor as habilidades que a música exige. Se uma música tem um certo tipo de dedilhado da mão direita que você nunca utilizou, isole esse dedilhado na mão direita e treine bem devagar controlando todos os movimentos.
 

3º Passo:

Separe para conquistar! Anote as partes da música em um caderno! Assim, fica mais fácil a compreensão da forma da música e também quais partes você deverá dedicar mais tempo para resolve-las. 

4 Passo:

Treine por partes separadas e bem definida. Toque de forma devagar cada parte da música separadamente para sentir qual é o trecho que exige mais atenção. Acredite, é comum sair tocando a música sem saber em qual parte estamos, mas na hora do treino precisamos nos controlar e organizar prática. 

5 Passo:

Anote no caderno qual parte deve-se realizar mais repetições!

6º Passo:

Após definir quais partes da música precisamos nos dedicar mais, vem à disciplina! O ideal é realizar cada trecho de maneira perfeita e conseguir repeti-lo no mínimo nove a dez vezes por dia. Utilize qualquer recurso de contagem externa (separe 10 feijões, ou 10 bonecos, etc…) para auxiliar as repetições feitas no instrumento. 

Mas por que utilizar um recurso externo de contagem? Bom, o objetivo disso é liberar espaço mental para que nos concentramos em todos os detalhes possíveis da produção do som e também dos movimentos das mãos. Se a nossa cabeça estiver ocupada com as contagens das repetições o exercício talvez não seja tão eficiente assim. 

7º Passo:

Junte todas as partes da música para interiorizar a forma da música!

8º Passo:

Organize a semana para que consiga realizar esses os passos anteriores de forma recorrente. O mais importante para conquistar novas habilidades é a distribuição de tarefas bem definidas e conseguir cumpri-las com disciplina. A repetição é a alma do “negócio”.

Espero que essas dicas sirvam para turbinar a sua prática no instrumento.

Abraços e bons treinos.

Baixe gratuitamente os materiais em pdfs  do site haroldoribeiro.com!

Deixe um comentário