Descubra uma maneira bem legal de achar acordes com sétima maior e menor no violão. Neste vídeo iremos estudar a sequência da música “É preciso saber viver” para identificar a diferença entre acordes com sétima no violão.

Acordes com sétima maior e menor no violão

Para muitos, os modelos de acordes aplicados no violão são apenas posições que precisam ser feitas para acompanhar uma música. Porém, quando vamos nos aprofundar no estudo teórico aprendemos que cada acorde precisa no mínimo de três notas em sua composição para começarmos a falar de harmonia. 

Acredito que vários aprendizes já tiveram a experiência de assistir uma aula de teoria de formação de acordes no “papel”. Nesta aula vamos juntar o conhecimento prático com o teórico. Vamos ter a oportunidade de ver a real aplicação dos acordes com sétima em um contexto musical.

Para isso, escolhi a sequência do verso da música “É preciso saber viver” na versão da banda Titãs. Essa é uma boa sequência de acordes para enxergarmos as transformações de tríades em tétrades (acordes com três notas em acordes com quatro notas).

Acordes do Verso – É preciso saber viver:

Modelos de acordes da sequência

Acordes maiores e acordes com sétima – maior e menor:

A melhor forma de aprender teoria com o violão

Como deu para perceber aprender harmonia com o violão é uma tarefa que precisa  de atenção em todas as notas compõem um modelo básico de acorde.

Esse tipo de estudo fica menos “doloroso” quando escolhemos uma bela progressão conhecida para nos aprofundamos na distribuição das notas dos acordes no violão. 

Foi assim que comecei a me interessar mais pela teoria. Existem milhares de músicas bonitas por ai que podem ajudar você a se aprofundar no aprendizado. Espero que essa breve aula tenha inspirado você para fazer esse tipo de estudo teórico com o violão. 

Deixe uma resposta