Conteúdo
Para fazer ritmos no violão é importante que o movimento para cima e para baixo da mão direita seja constante.
Entendo esse ponto básico e complementando com alguns treinos sugeridos de acentuação musical o aluno vai conseguir desenvolver a tão desejada “intuição” rítmica para tirar levadas de violão mais rapidamente.
Como destravar nos ritmos de violão?
Quando tocamos um ritmo no violão o movimento da mão direita deve ser constante para baixo e para cima para nunca perdemos a pulsação rítmica mesmo quando as cordas não estão sendo percutidas. Para treinar o movimento correto da mão vamos partir de um grupo de quatro toques inicialmente:
O melhor treino para nunca mais errar o tempo do ritmo
Agora vamos formar quatro grupos diferentes partindo do exemplo anterior em cada um dos quatro toques uma acentuação:
Treine cada proposta dessas separadamente contando em voz alta para fazer a acentuação no tempo correto.
Quando você já estiver acostumado com o som de cada uma dessas propostas estará na hora de juntar duas propostas iguais, ou diferentes para fazer um laboratório de possibilidades rítmicas.
Ritmos famosos que utilizam esses princípios
Para esta aula eu dei o exemplo dessa junção:
Talvez você ache ela muito simples, mas acredite, está proposta é a geradora de vários ritmos populares que temos para o violão. Exemplo de ritmo derivado dessa proposta:
Obs: não se deve percutir as cordas nas “setinhas” vazias, mas o movimento da mão deve permanecer.
Treino para tocar a levada “balada pop” tranquilamente
Existe também a possibilidade de fazer um laboratório com quatro grupos de propostas rítmicas dadas nesta aula. Por exemplo:
Não tenha medo, peque uma folha de papel e faça as suas propostas de treino. Acredite, sua técnica e seus ouvidos vão evoluir muito com esse tipo de exercício.
Agora para explicar uma das batidas mais tradicionais do violão vamos utilizar um grupo de quadro propostas. Lembre-se que existem várias possibilidades de acentuação rítmica. O primeiro grupo de quatro toques dessa batida tem duas acentuações, uma no primeiro toque e outra no quarto toque:
O próximo passo é eliminar alguns toques que não tem a acentuação rítmica e praticar a batida “balada pop” que todo mundo gosta tanto.
Treine bem devagar os exemplos dados na aula para conseguir aumentar a velocidade sem ter erros na execução!
Obrigado e bons treinos!
Deixe um comentário se gostou da aula.
Baixe gratuitamente os materiais em pdfs do site haroldoribeiro.com!