O ouvido precisa ser treinado tanto quanto a técnica no violão. Para saber como eu aprendi a tirar músicas de ouvido eu elaborei uma aula com cinco passos que vão fazer seus ouvidos ficarem mais atentos aos detalhes que interessam.

Lembre-se que existem várias maneiras de se treinar o ouvido musical e acredito que os 5 passos desta aula vão ajudar você tirar qualquer melodia de ouvido no violão.

Seja curioso, abra os ouvidos e brinque com as notas que eu passo nesta aula!

É possível tirar melodias de ouvido?

A arte de tirar melodias de ouvido pode ser conquistada por qualquer pessoa que tenha as faculdades auditivas em funcionamento normal. Claro que algumas pessoas tem mais facilidade que outras por inúmeras razões diferentes relacionadas à aspectos sociais, familiares, escolares e etc.

Eu nunca entendi muito sobre música, mesmo assim eu posso aprender músicas de ouvido?

Sim. Aliás, esse é um dos princípios utilizados em uma metodologia japonesa de ensino musical chamada de Método Suzuki. Nessa metodologia pode-se ensinar música de ouvido para crianças a partir dos três anos de idade com um instrumento musical.

Tente explicar teoria musical para uma criança de três anos de idade! É muito arriscado tentar fazer esse tipo de coisa com as crianças, mas quando ensinamos música pelos ouvidos as crianças conseguem aprender mais do que imaginamos.

O que eu faço para aprender a tirar músicas de ouvido depois de mais velho?

Bom, como explicado na aula existem várias maneiras de se treinar o ouvido, aqui neste artigo e nesta aula eu passo cinco passos que eu aprendi a muito tempo atrás e até hoje me ajuda a tirar músicas de ouvido.

Qual conceito você usa para tirar melodias de ouvido?

Praticamente quase todas as músicas populares são compostas com um padrão de sete notas entre doze possibilidades. Chamamos isso de escala maior. Portanto, se você treinar a escutar a escala maior com o tempo o seu ouvido irá achar a sequência que as melodias fazem utilizando apenas as sete notas da escala maior.

1º PASSO – Memorizar a distância entre as notas de uma escala maior:

Pegue uma nota qualquer do violão em uma corda e ache as notas da escala maior na mesma corda seguindo está sequência de distâncias entre as notas.

Onde está escrito \”pulo\” nos esquema deve-se \”pular\” uma casa no braço do instrumento para achar a próxima nota.

Obs: na aula a escala utilizada é a de Mi maior, mas lembre-se, você pode achar qualquer escala maior partido de qualquer nota, é utilizar sempre o mesmo esquema.

2º PASSO – Como memorizar a sequência de intervalos:

Uma boa forma de memorizar a sequência é começar com duas notas apenas fazendo o caminho de ida e volta da nota mais grave para aguda. Após memorizar as duas primeiras notas acrescente mais uma e faça o mesmo procedimento para todas as outras notas.

O nosso cérebro gosta quando criamos um caminho simples e depois vamos acrescentando elementos nesse caminho.

3º PASSO – Como treinar o ouvido:

O nosso ouvido é como se fosse um músculo, quanto mais repetições melhor! Por isso, toque a escala umas cinco seis vezes por dia para deixar os seus ouvidos mais acurados com o som da escala maior. Faça movimentos de ida e volta em sequência nas  notas da escala. Assim, os seus ouvidos vão gravando a localidade das notas e quando você menos esperar terá uma noção bem definida das notas.

4º PASSO – Crie melodias – brinque com as notas da escala: 

Antes de tirar alguma música com as notas da escala maior é aconselhável a experimentar sonoridades com a escala. Ou seja, brinque de músico com apenas as notas da escala que você já memorizou. Suba e dessa na escala mudando a ordem de toque das notas, sustente em algumas, repita notas e sinta como já começa a parecer um som conhecido.

5º PASSO – Tire uma melodia conhecida e que você tenha na memória:

Após fazer todos esses passos chegou a tão esperada hora. Você com os seus ouvidos e sua memória auditiva tente tirar o começo da música \”Parabéns pra você\” com essas notas. Acredito que é um bom começo, ou pegue uma música que você saiba cantarolar e transforme em melodia no violão com essa escala.

Fique calmo se não der muito certo no início, isso é normal, mas seja bem insistente porque dá certo. Vá sem presa, mas não deixe de treinar sempre esses passos porque eles ajudam seu cérebro acostumar com as distâncias entre as notas.

Em um dado dia você começará a tirar suas músicas de ouvido.

Não existe mágica, mas é possível.

Obrigado e bons treinos.

Abraços!

Baixe gratuitamente os materiais em pdfs  do site haroldoribeiro.com!

Deixe uma resposta