Deixe suas músicas mais bonitas na hora de tocar com a utilização de acordes mais refinados no violão. Melhore seus acompanhamentos com base nas substituições simples de acordes.

Conceito

Os acordes básicos são formados por três notas apenas em estrutura e comumente recebem o nome de tríades. Sabemos que os modelos de tríades maiores e menores (acordes) são a base simples para a cosntrução de músicas em diversaos estilos.

Quando acrescentamos uma nota na estrutura de uma tríade teremos um acorde com quatro notas em sua composição. Portanto, um acorde com uma nota a mais na estrutura na estrutura triádica soará mais sofisticado.

Existem várias opções de acréscimo de notas em tríades. Este assunto faz parte do estudo da harmonia musical, mas para esta aula, afim de não deixar muita estensa, separei acordes com notas acrescentadas que podem substituir as tríades comuns sem muita preocupação em descaracterizar as cadências harmônicas da maioria das música populares.

São dicas e truques práticos que funcionam bem para quem toca violão. Experimente as possibilidades e ouça quais substituições podem encaixar bem na sua maneira de tocar violão.

Regras básicas para substituir acordes simples

Famílias de acordes:

  1. Maiores
  2. Menor
  3. Maiores com sétimas menor (dominantes)

Substituições simples possíveis:

  1. Maiores > maiores com nona adicionada
  2. Menores > menores com sétima menor
  3. Maiores com sétima menor (dominantes) > com sétima e quarta suspensa

Exemplos utilizados em aula:

 

 

 

Utilize esse conceito para quaisquer outros acordes dentro dessas três categorias. Você terá um recurso a mais para deixar os seus acompanhamentos no violão mais sosfisticados.

Obrigado e bons treinos.

Baixe gratuitamente os materiais em pdfs  do site haroldoribeiro.com!

Deixe uma resposta